UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
PIBID PEDAGOGIA
Coordenação PIBID UFSC:
Prof. Dr. Carlos José de Carvalho Pinto
Coordenação PIBID PEDAGOGIA:
Profª. Drª. Jucirema Quinteiro
MEN/CED/UFSC
Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito - SME/PMF
Supervisão:
Prof. Edilton Luís Piacentini
Márcia Bressan Carminati
Maria Aparecida de Aguiar Demaria
Professore de 1º a 5º anos envolvidos:
Camila Porciuncula Santos
Camila Porciuncula Santos
Maria Nilda
Daiana da Rosa Ferreira
Rosemar Ucha Peres
Iara Maria Stein Benítez
Rosemar Ucha Peres
Iara Maria Stein Benítez
Estudantes: Séphora Amaral, Nathália da Silva, Karin C. Prim Beumer, Bianca Marcelino, Isis Guarneri.
Órgãos envolvidos:
CAPES
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina
Prefeitura Municipal de Florianópolis
Secretaria Municipal de Educação
E-mail geral
PIBID . CAPES
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior.
Objetivos:
Um dos objetivos do PIBID é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior. Assim como a inserção dos licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
Fonte: CAPES/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O PIBID – PEDAGOGIA E A ESCOLA: REFLEXÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA!
Este programa tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a experiência realizada há um ano e meio como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, tendo como campo de atuação a Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito.
Com a nossa participação na escola vimos contribuindo com as diversas atividades propostas pelas professoras, para/com/e entre as crianças, buscando construir vínculos e aprofundar a nossa compreensão sobre o cotidiano escolar e conjugar os verbos: participar, brincar e aprender no interior da sala de aula, entendendo que além de compreender o ensino para transformar, é fundamental conhecer o que “sentem, pensam, dizem, escrevem e desenham as crianças dos anos iniciais”.
Diante disto, iniciamos a docência por meio da observação participante em sala de aula (12 horas semanais), nos primeiros quatro anos do ensino fundamental, buscando compreender a escola como uma organização social complexa e a infância como condição social de ser criança. Além da observação participante na sala de aula, vimos realizando mais oito horas semanais de atividades no interior do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância Educação e Escola – GEPIEE.
Finalmente, a realidade escolar escancarou alguns hiatos e equívocos em nossa formação universitária, mais do que isto, pudemos constatar com certa alegria a importância da profissão docente, porém, com tristeza percebemos o quanto esta profissão encontra-se desvalorizada nas suas condições de trabalho.
Para nós bolsistas, até o momento, o que mais nos instigou, foi perceber que toda criança não só é capaz de aprender, mas que, independente das suas condições sociais, a criança gosta e busca atenção, cuidado, carinho e o brincar apresenta-se como uma necessidade humana, também na escola.
OBJETIVOS
Fortalecer as relações institucionais entre a universidade e as redes públicas de ensino e contribuir com a formação de leitores, escritores e atores sociais.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS
O Projeto PIBID conta com 20 horas semanais distribuidas em 12 horas de observação participante em sala de aula, 4 horas de atividades de estudos e 4 horas de atividade de planejamento. Destaca-se a realização de atividades de ensino em busca de garantir a autoria e autorização por parte dos estudantes.
RESULTADOS OBTIDOS
1 . Identificação dos hiátos e equívocos na formação recebida em nível universitário;
2 . Valorização da profissão docente e contraditoriamente desvalorização da mesma mediante suas condições de trabalho;
3 . Valorização das atividades realizadas pelas bolsistas PIBID mediante as professoras da Escola tendo sido eleitas pelas mesmas como auxiliares de sala de aula;
4 . Finalmente, toda criança é capaz de aprender, gosta de ler e escrever e busca atenção, cuidado, carinho e o brincar apresenta-se como uma necessidade humana ,também, na escola.
Semana da Criança - Escola Beatriz 2010